terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

a '69' e memórias de infância

esses tempos, li uma matéria da vogue francesa sobre a parceria entre rei kawakubo da comme des garçons e a paco rabanne que realizou 9 variações da bolsa '69', originalmente criada no fim dos anos 1960 por paco rabanne e muito usada por personalidades como brigitte bardot e françoise hardy.


quando eu li a matéria contei pro romullo uma coisa da minha infância que eu até queria escrever aqui mas acabei esquecendo. mas hoje quando eu estava lendo um livro, tinha uma parte que citava um trabalho dele de 1992 com garrafas plásticas, 'une tunique "écologique"'. fui olhar.
paco rabanne - outono/inverno 1992-1993
daí fiquei com mais vontade ainda de escrever sobre o evento na minha infância, pra não esquecer. já que estava bem esquecido, lá no fundo da memória mas que veio à tona quando eu li a matéria. eu estava no metrô e fiquei rindo pra mim mesma. fiquei feliz de lembrar.

pois bem, na quinta ou na sexta série, ou seja, quando eu tinha uns 11 ou 12 anos, a professora de Ciências, Beth, falou pra gente fazer alguma coisa com materiais recicláveis. não sei porque e não sei de onde eu tirei a idéia de fazer uma bolsa. não me lembro, mas acho que eu imaginei como ela podia ser e fui juntando garrafas pet. lembro direitinho de eu abrindo a segunda porta do meu guarda-roupa e lá estavam as garrafas guardadas, umas verdes, umas transparentes. acho que não era a intenção de ter 2 cores, mas foi o que acabou sendo. 
quando chegou o dia de fazer mesmo, lembro de não ter muito planejamento de como aquilo seria feito, então foi na experimentação mesmo. 
lembro de uma cena de eu parada em frente ao granito do lado do fogão, recortando quadradinhos de garrafa e não me lembro com o que, mas provavelmente um garfo ou um prego que esquentei no fogão, fui fazendo furinhos em cada lado dos quadradinhos. 
não eram quadrados tão pequenos, mas lembro que foi trabalhoso fazer aquilo. com barbante, eu fui juntando os pedacinhos e dando um nó entre eles. fui intercalando as cores. depois acho que aparei as pontinhas dos nós porque aquilo realmente não ficou muito bonito. hahaha se não me engano, fiz um retângulo com os pedaços e depois dobrei pra ficar no formato da bolsa. não sei como ficou o acabamento do lado. 
lembro que algumas pessoas disseram 'nossa, ia ficar bem legal se você tivesse feito com arame' ou 'dava pra ligar com arame' sei lá. alguma coisa assim. não sei se meu pai disse, se alguém na escola disse. sei que disseram. 
fiz também uma trança com fios de barbante para servir de alça para a bolsa. 
é uma pena que naquela época não se tinha acesso fácil à máquinas fotográficas como se tem hoje. gostaria de vê-la. 
lembro que eu fiquei muito orgulhosa do meu trabalho. e eu achava que o meu era o mais legal de todos. hahaha não lembro do trabalho de ninguém. lembro que eu fiquei triste de deixar com a professora e tenho certeza de que eu pedi pra ela devolver. não me lembro se ela devolveu. se devolveu, não sei o que eu fiz com ela.
sei que foi algo que eu gostei de ter feito e fiquei muito feliz na época. 
daí lendo a matéria achei engraçado. eu não sabia de nada, não sabia de paco rabanne, muito menos de brigitte bardot. 
achei legal lembrar disso. pensar que eu não tinha noção de que eu estava fazendo uma coisa que outra pessoa já tinha feito muito antes de mim. a gente acha sempre que está inventando a roda né? haha mas são conceitos parecidos. ele com as garrafas dele em 92, querendo ser ecológico e eu em 99 ou 2000, à pedido da professora com intenções ecológicas, fiz sem querer uma releitura do trabalho dele. foi legal poder lembrar disso e hoje, depois de muitos anos poder associar as coisas.
enfim. foi isso. meu momento nostalgia. :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário